Em nossa última matéria falamos sobre a Renda Chantilly e uma breve história sobre as rendas em geral, veja aqui! A renda que traremos para você hoje é a elegantíssima Guipir. Confira a seguir.
“Qual a forma correta de escrever e falar? Se fazem da mesma maneira?” Este é um dilema da Renda Guipir que iremos esclarecer agora. A palavra “Guipure” é de origem francesa conhecida desde 1843 e possui a pronúncia “guipir”(Dicionário da Moda de Marco Sabino), porém também é bastante comum e correto ser chamada de gripir ou gripier, da mesma forma na escrita.
A arte de fazer renda foi introduzida no Brasil com as mulheres de colonos portugueses no século XVII, praticada principalmente por mulheres de pescadores desde este período ela é um meio de sobrevivência de muitas famílias nordestinas. O dia destas mulheres de mãos de fadas é comemorado no Brasil dia 04 de maio, no mesmo mês das mães e das avós devido seus ensinamentos desta arte para suas filhas.
Este tecido possui como características, a original composição de linho ou de seda, logo evoluída para o uso de fibras de algodão e fios texturizados de poliéster que imitam as fibras naturais, motivos em relevos que formam flores e também arabesco, e tramas que são por vezes mais fechadas que as outras. É uma renda mais rústica, de caimento mais duro ou encorpado devido a seu peso. Bastante estruturada, fosca e com textura forte.
Ideal para compor um visual bem robusto, a renda é utilizada em barrados, em detalhes ou até mesmo como aplicações, e no look completo. Atende a vários estilos, é utilizada em peças mais formais e em peças mais casuais, e proporciona sofisticação e realçando a feminilidade da mulher. Algumas atenções devem ser tomadas quanto à sensação de proporções aumentadas do corpo provocada pela Guipure, por isso, é indicado usar cores mais escuras para diminuir o volume e marcar a cintura para afinar e alongar a silhueta.
Confira alguns looks:
Aqui na Ouro Têxtil Tecidos Finos você encontra uma gama variada em Renda Guipir nos mais diversos motivos e cores. Visite-nos! E não deixe de comentar aqui o que você achou desta matéria.